comgas_banho.jpg
Higiene:
é um conjunto de conhecimentos e técnicas para evitar doenças infecciosas usando desinfecção, esterilização e outros métodos de limpeza com o objetivo de conservar e fortificar a saúde. É derivada da deusa grega da saúde, limpeza e sanitariedade.

profilaxia

O termo “profilaxia”, na medicina, é usado para designar um conjunto de medidas que visam à [[#|prevenção]] de doenças ou mesmo o ramo da medicina que estuda a prevenção das doenças.

assepsia:
A Assepsia é o conjunto de medidas que permitem manter um ser vivo ou um meio inerte isento de bactérias. A Anti-sepsia refere-se à desinfecção de tecidos vivos com anti-sépticos.
antissepsia

Anti-sepsia é o método através do qual se impede a proliferação de microrganismos em tecidos vivos com o uso de substância químicas (os anti-sépticos) usadas como bactericidas ou bacteriostáticos.

Desinfecção é o processo pelo qual se destrói particularmente os germes patogênicos e se inativa sua toxina ou se necessariamente destruí-los.

Descontaminação é o ato de redução ou remoção dos microrganismos de objetos inasimadas por métodos quimioterápicos tornando mais seguros de manuseadas ou tocadas.

Esterilização – a susceptibilidade dos organismos ao calor é muito variável e dependem alguns fatores.

Esterilização por Calor Seco - a incineração afeta aos microorganismos,são carbonizados ou consumidas pelo calor assim usa a chama para esterilizar (flanbagem e fulguração).

Esterilização por Calor Úmido – fervuras, oferece esterilização completa, uso de água vapor + calor.

Esterilização Produto Químico – Formoldeildo (Formol), Acido Peracetico, Desinfetantes Oxido Etileno; é utilizado um germicida que destrói toda forma de microorganismo inclusive esporos

Desinfecção Terminal – é aquela realizada nas roupas, objetos de uso pessoal e no ambiente do individuo infectado.

Desinfecção Corrente – é aquela realizada nas dependências hospitalares, o mais rápido possível, após a retirada de material infectante do organismo do individuo (fezes, sangue etc) para procedimento de analise , produzindo ao mínimo e [[#|contato]] e a contaminaçãode outro individuo, durante a ao termino do expediente.
Bibliografia
www.cartunista.com.br/ comgas_banho.jpg
http://pt.wikipedia.org/wiki/Higiene
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Termos_usados_em_biosseguran%C3%A7a